quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um zíper aberto...

De segunda a sexta-feira vou ao mesmo supermercado - às 11h da manhã - para comprar salada fresca para meu almoço... Sim, quando estamos chegando perto dos 30 anos uma força cósmica e incontrolável faz com que nosso conceito de "alimentação saudável" mude. No mesmo conceito: o protetor solar não sai mais da bolsa e as dezenas de drinks alcóolicos dão lugar para uma bebida que anuncia a maturidade: um saboroso chá... (e se você quiser acompanhar a moda, pode ser chá verde, branco, vermelho, amarelo e, agora, até rosa)

Entre maços de rúcula, agrião e alguns tipos de alface, enxerguei algo que prendeu minha atenção: um homem estava escolhendo algumas frutas, com o zíper da calça totalmente aberto, detalhe importante: um pedaço da cueca listrada de azul royal e azul bebê aparecia. Fiquei em transe com aquele pequeno pedaço de tecido... Quando saí do tupor visual, vi que não era apenas eu que estava em transe: uma senhora que estava escolhendo abobrinhas - inclusive com uma na mão - olhava fixamente para o zíper aberto na expectativa de que algo fosse pular lá de dentro. O homem, seguia tranquilo, observando maças e caquis...

Foi quando fiquei naquele impasse: eu aviso ou não aviso? viro as costas com a rúcula nas mãos ou, educadamente, aviso o homem que ele tem mau gosto excessivo para cuecas? Aprendi um ponto importante na minha vida: quando estamos em um impasse como esse, fica difícil decidir o que fazer. Exemplo: Quando você vê o namorado de sua amiga com outro, você conta ou não? Nesses casos, desenvolvi uma fórmula própria: faço aquilo que eu gostaria que fizessem para mim. Então, fui ao encontro do Homem-cueca...

Cheguei discretamente olhando e analisando um brócolis e falei: "Bom dia, por favor, não fique constrangido mas... gostaria de infomar que seu zíper está aberto..." O homem olhou para calça, fechou o zíper com um ímpeto agressivo, olhou para mim como um judeu olharia para Hitler, jogou as maças na cesta, virou as costas e foi embora, resmungando em alto e bom som... Todos olharam para mim como se eu tivesse acabado de cometer a maior gafe do século...

***

Alguém pode me dizer se a sonda PHOENIX - que chegou em Marte esta semana - levou junto à boa educação das pessoas? Será que vivemos em uma era de agressividade obsessiva, aonde a bandeira serão cuecas de listras de gosto duvidoso??? Bem, comigo a corrente do bem não foi quebrada... Fiz minha parte. E creio que é esse o lema para o mundo hoje: FAZER NOSSA PARTE. Pensamos muito em coletivo e deixamos de lado o nosso dever... Se o outro não fez, deixe a Teoria do Caos resolver...

A Senhora que estava olhando me olhou com um gesto cândido... mas ainda estou tentando saber se este olhar foi uma reprovação - pois estraguei a expectativa dela - ou se foi de obrigado...

... ah, e minha salada estava ótima!!!


Imagem - Fonte: Chrysaliis

Um comentário:

  1. Esse é antigo, so pelo inicio do conto "quando estamos chegando perto dos 30 anos" hahaha Du estamos ficando velho

    ResponderExcluir