terça-feira, 10 de agosto de 2010

O culpado: um brioche!

"...e Deus fez a MULHER a sua imagem e semelhança...” Desculpem-me os católicos, mas a comparação é inegável. Pela falta de conhecimento de muitas coisas sobre Deus – para quem acredita – e como ele julga ou decide os fatos, é impossível a mulher ter sido feita de uma costela de Adão... Como diria uma amiga: “é a segunda mentira que nós deixamos os homens acreditarem...”

Explico minha conclusão contraditória: No sábado eu e minha amiga companheira de “cafés e chás” fomos a um chá de bebê de outra amiga minha. O tema da festa era Festa Junina – para combinar com o mês de Junho. Mas, em Festas Juninas existe um pequeno problema: as comidas. É um desfile de doces maravilhosos, salgados, pipocas caramelizadas e uma “família de amendoim” (amendoim com casca crocante, com pimenta, ervas finas...) de dar inveja... Isso sem falar na bebida divina e necessária: O quentão! Ahhh, e o pinhão cozido? Orgásmico...

Bem, quando vi aquela mesa, surtei. Olhei para minha amiga com ar de louco psicótico e disse: “tudo bem, vou me controlar e comer só um pedacinho de cada”. Estou fazendo dieta muscular e qualquer coisa a mais vira gordura. E cumpri o que eu disse. Minha amiga, que também está de dieta e ficou triste por perder somente duzentos gramas em uma das últimas vezes que se pesou, já chegou feliz: “Quero um copo de quentão...”

Pegamos um pratinho – sim, o meu era quase um pires – e fomos nos servir (ela com o quentão). Peguei um pedaço pequeno de empadão de frango e meio pão de queijo. Ela pegou um pedaço de empadão de frango, de azeitonas, dois pães de queijo... Na hora do doce, eu: uma pedaço de queijadinha (reparti ela em quatro) e meia paçoca; ela: uma queijadinha, uma paçoca, um pedaço de bolo... junto com o quentão. Também peguei um pedaço pequeno de um bolo de fubá com recheio de coco, que tinha uma calda meio esbranquiçada por cima, que apelidamos carinhosamente de Bolo Gozado – não pergunte o porquê -; ela pegou um pedaço grande...

Saímos e escutei a frase: “Não sei... estou me sentindo pesada”. - ????? - Decidimos tomar um café, aonde ela pediu uma taça de vinho... “Já que saí da dieta, vou chutar o pau...”. Decidiu pedir uma sopa. Estava um pouco frio e pedi uma também. A minha sopa: meia porção de canja, com uma xícara de chá verde; a dela: uma Eslava... porção inteira, com creme de leite, muita batata branca e carne... e a taça de vinho bem encorpado, ácido e muito doce...

Fomos embora e, assim que cheguei em casa, liguei para ver se estava tudo bem – se ela não havia explodido – “Nossa, cheguei em casa minha tia ofereceu brioches e sonhos de doce de leite que ela comprou... Uma delícia...”. Fiquei mudo.

No outro dia – domingo, o dia da depressão – nos encontramos para tomar um chá. Ela não estava muito bem, desanimada... com um humor H2O (insípido, inodoro e incolor). É evidente que perguntei o que estava acontecendo: “Sabe... não agüento mais. Estou me sentindo gorda e não consigo emagrecer. Faço dietas há anos e não emagreço. Eu não sei mais o que fazer... Não deveria ter comido aquele brioche de ontem...”

***

Ah, e vocês provavelmente querem saber qual é a primeira mentira que as mulheres deixam os homens acreditarem – conforme minha amiga que mencionei no início: “... a primeira é: Não importa o tamanho....”


O culpado: Um brioche - Foto: Berry Goodies

Um comentário: