segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ô tio...

Ontem à noite foi dado o veredicto: Estou ficando velho. Sim... é terrível descobrir isso, da forma mais tenebrosa e assustadora possível. A humanidade é extremamente cruel. Você SABER é totalmente diferente de TOMAR CONSCIÊNCIA de algo.... e ontem, essa consciência veio como uma meteoro direto de Júpiter, estraçalhando meu momento que estava sendo glorioso.

Estava no carro com uma pessoa fantástica que eu conheci: 29 anos, bom papo, beleza rústica – do interior do estado – profissão: Educação Física... já se tem uma leve idéia de como era o corpo não é? Conversas, risos para cá... para lá... sempre a mesma coisa na hora da conquista... De repente, o sinal fecha. Aquele vermelho... eu deveria saber que alguma coisa satânica estava para acontecer...

Eu, com um estilo blasé em minhas risadas, – e o vidro entreaberto – comentava sobre trabalho, clima... essas coisas imensamente românticas... e, do nada, surgem aqueles rapazes que passam no vestibular, pulando freneticamente, parecendo macacos abduzidos por alguma forma cósmica gosmenta, melecados de mostarda, catchup e ovos quebrados com farinha de trigo. Um banquete...

Um desses loucos correu em direção do meu vidro e disse a seguinte frase macabra: “Ôôô TIO você tem um trocado para ajudar na nossa festa... passamos no vestibular de Medicina... Ajuda aí TIO...”

***

TIO??? Ele me chamou de TIO??? Duas vezes??? Eu fiquei sem reação. O rapaz, assustado com minha paralisia, saiu em direção ao outro carro... virei, com uma feição desesperada que certamente deixaria aquelas mocinhas loiras que morrem em filmes de terror para trás, e disse: “Eu escutei direito ou ele me chamou de tio?” só escutei: “O sinal abriu...” Fiquei em choque. Nunca na minha vida eu achei que esta sensação fosse se apossar de mim. E ainda escuto: “Nem se preocupe, é só você tirar a barba. Vai ficar com cara de meninão.” Não preciso dizer que o clima romântico acabou.

Cheguei em casa e comecei a procurar algum fio de cabelo branco. Estiquei a pele do rosto, apalpei... Sim: as marcas da idade já estavam lá e eu nem havia percebido. Parei em frente ao espelho e comecei a rir. Estava fazendo idêntico a minha mãe. E concluí: sim, estou chegando nas três décadas... Amadurecendo para entrar, creio eu, em uma das melhores idades da vida – e todas as idades são as melhores do mundo... E minha transformação em um ser humano mais tranqüilo, inteligente e compreensível está sendo ótima ou invés de me tornar careta, cafona e temeroso com a solidão.

Tenho certeza que o ocorrido de ontem à noite foi praga de uma amiga, pois dei várias gargalhadas quando ela entrou no ônibus e um garoto disse: “Tia, a senhora quer sentar aqui?"

Mas... a vida, provando que é sábia, me deu uma dádiva: Hoje, na academia, ganhei o dia quando me perguntaram se eu me lembrava do grupo Tremendo... Não faço nem idéia de quem sejam... Velho para alguns, jovem para outros...


Em homenagem... os Tios da propaganda do Sentra, da Nissan - campanhada da TBWA/BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário