terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Experiente!

É impressionante como as pessoas não reconhecem o verdadeiro valor de algumas coisas... Como, por exemplo, tomar um café ou um chá – em um lugar aconchegante e agradável – com uma amiga espetacular... Tenho o grande prazer de ter estes momentos e esta amiga... Vamos sempre a um lugar maravilhoso, aonde servem cafés divinos e guloseimas de quebrar a dieta dos mais fervorosos - ou alguém resiste a um delicioso croissant de amêndoas quentinho com sorvete? Senhor, eu trocaria segredos da Nasa por ele -. Lugar chique e, ao mesmo tempo, simples em seu conceito... e com vários exemplos fantásticos de clientes que se encaixam perfeitamente no quesito “Marido”.

Passamos vários momentos deliciosos neste lugar... Rimos, ficamos tristes – e logo em seguida, olhamos um para o rosto do outro e... rimos de novo – fizemos diversas brincadeiras indecentes com os atendentes... Falando nisso, tinha um atendente em especial: certa vez chegamos e pedimos a carta de vinhos – ok, neste dia nada de café ou chá... – e o garçom, um rapaz novo, disse: “Aguardem por favor que irei chamar o outro garçom, que é mais experiente...”. Pronto, estava dado o apelido para o garçom que foi chamado: O Experiente! Ele era um menino tímido, acanhado, com apenas 18 anos e que já tinha uma namorada, como ele mesmo dizia: “ é um compromisso sério... ela é a mulher com quem vou casar e ter filhos”. Você acredita que pode ouvir isso hoje em dia de um rapaz de 18 anos?!? Desde então, passou a ser nosso atendente preferido. Colocávamos os pés no recinto e já chamávamos pelo “Experiente” e ele sempre vinha com aquela bochecha corada de vergonha e com seu sorriso tímido.

Brincadeiras não faltavam – ele dizia: “Mais alguma coisa?” e nós; “Depende... você é experiente em mais alguma coisa?” e o olhar de lascívia era lançado – Suas bochechas pareciam brasas. Mas, foi por ele que conhecemos comidas ocultas do cardápio – aquelas que ninguém sabe que tem, mas são deliciosas – ou satisfazia nossas vontades mais insuportáveis – “eu quero uma Salada Vienense sem croutons, com azeite de oliva e vinagre balsâmico à parte; troque o queijo parmesão por brie e, por favor, substitua a alface americana por rúcula... Ahhh... e não esqueça de acrescentar tomates secos...”

Neste final de semana chegamos no “nosso lugar” - como chamamos - e olhamos para um lado... para o outro... e nada do Experiente... Bem, sentamos e uma garçonete veio nos atender. Antes de fazer o pedido, a pergunta: “Onde está o Experiente?” e ela – como todo mundo que trabalha lá, já conhecia o apelido dele – respondeu: “Ele pediu para sair...”

***

“Como assim saiu? O Experiente já faz parte deste lugar como o Pão de Ervas Finas... Cadê o Experiente?” Ela não soube responder. Era de praxe tomar café aos sábados vendo o Experiente ficar com vergonha de nossas brincadeiras. Era impossível comer algo sem ele arrumando nossa mesa e passando um pano com álcool dizendo que “era mais higiênico...”. Não podíamos acreditar... De repente, apareceu na nossa mesa outra garçonete e perguntamos de novo... ela - com aquele olhar de “eu sei, vocês não sabem” - disse: “vou contar só para vocês dois: é que descobrimos que ele pegava 2 ou 3 garrafas por dia de vinho do estoque e bebia escondido no banheiro...”

Nossa respiração parou... Aquele menino tímido e acanhado era filho da Heleninha Roitman da novela Vale Tudo? Comemos o croissant pensativos, entendendo porque ele era o mais “experiente” quando pedimos a carta de vinhos... e por outro lado, decepcionados: Suas bochechas coradas não eram devido a nossas brincadeiras...


A grande Heleninha Roitman - grande personagem de Renata Sorrah em Vale Tudo... e mãe do Experiente. Foto: BuscaMp3

Um comentário:

  1. Estamos precisando de um momento Heleninha Roitman juntos, que a muito temos não temos rs rs

    ResponderExcluir